Ligue hoje para marcar uma consulta dermatológica!
22 98165-4049
Dermatologia Veterinária
M.V. Nina Quintanilha
Dicas do Dia Dia
Controlando as Pulgas e Carrapatos do Ambiente
Durante os atendimentos dermatológicos observo que as queixas sobre a presença exagerada de Pulgas e Carrapatos, tornaram-se uma "PRAGA " no ambiente domiciliar de nossos cães e gatos e que as tentativas de solucionar o problema são falhas. Fatores podem interferir negativamente nesse processo de controle populacional dos ectoparasitas e dentre eles citamos;
a) Produtos para ambientes ineficazes,
b) Produtos para ambientes aplicados de forma incorreta (não seguindo orientações do fabricante),
c) Produtos para ambientes aplicados de forma errônea em animais,
d) Desconhecimento do tempo de tratamento do ambiente,
e) Tratamento falhos nos animais,
f) E os "VIZINHOS" isso mesmo, os vizinhos que muitas vezes não realizam o controle na casa deles.
Então devo lembrar a vocês que:

O que deve ser feito !
O completo controle das pulgas exige tratar o animal afetado e todos os animais que o rodeiam assim como o ambiente em que vivem. Tornando-se importante a adoção de algumas medidas:
1° Aspirar todos os tapetes, carpetes, sofás, cortinas, etc.,tendo particular atenção aos locais mais frequentados pelo animal.
2° Usar um talco antipulgas a base de Permetrina 0,25% no filtro do aspirador, para mata-las e não guarda-las dentro do aparelho!
3° Lavar todas as mantas, camas, almofadas, etc., onde o seu animal dorme, com água bem quente e com sabão /detergentes neutros ou hipoclorito de sódio ( água sanitária /cloro diluído).
4° Ter especial atenção aos locais onde há frechas ou ranhuras, rodapés, atrás dos sofás, máquina de lavar e, em geral, nos locais mais difíceis de passar o aspirador.

1° Para não respirar o produto em pó ou spray, use uma máscara para proteção individual.
2° Evite que oa animais permaneçam no local durante aplicação, prefira deixa-los fora de casa ou em outro local durante a limpeza da casa e do quintal.
Ao aplicar produtos no ambiente interno da casa e áreas externas, deve -se salientar a alguns cuidados:


3° Em caso de uma infestação séria, você pode querer contratar uma empresa de dedetização para tratar de sua casa. Neste caso, toda a sua família deverá ficar fora da casa por alguns dias, já que os fortes produtos químicos utilizados são tóxicos.

4° Os animais devem tratados com banhos e produtos tópicos ou orais para controle de ectoparasitas.
Sempre seguir orientações de um Médico Veterinário, pois existem particularidades e exceções entres as raças e as espécies.

Para o sucesso da limpeza, todas essas dicas devem ser realizadas simultaneamente, e repetidas a intervá-los determinados pelos fabricantes dos produtos escolhidos (semanal/quizenal) até nao se observar apresença dos ectoparasitas nos animais e ambiente.